Temperos e benefícios

 
Alho

O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas.

 
Cebola

O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades antimicrobianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fúngicas.

 
Tomate

Embora muitos considerem o tomate como sendo um legume, ele é um fruto. De formato arredondado e cor vermelha, o tomate é um alimento rico em licopeno (agente anticancerígeno). Possui também boa quantidade de vitaminas C, A e complexo B. Possui sais minerais como, por exemplo, ácido fólico, potássio e cálcio. É um alimento de baixo teor calórico (apenas 15 calorias por 100 gramas de tomate). Os tipos mais consumidos no Brasil são: italiano, carmem, cereja, caqui e santa cruz. É muito consumido na culinária brasileira e mundial. Usado em saladas, lanches, sucos e no preparo de molhos. O tomate vermelho possui mais nutrientes do que verde. A planta que produz o tomate chama-se tomateiro.

 
Pimenta

A pimenta tem potencial efeito antioxidante, previne o envelhecimento precoce. previne doenças crônicas, auxilia na digestão e protege a mucosa, acelera o metabolismo, coadjuvante no emagrecimento, promove o controle do colesterol/saúde cardíaca, proteção contra o câncer, atua na prevenção do diabetes, atua no sistema circulatório, combate a depressão, nutre o organismo e tem ação anti-inflamatória.

 
Pimentão

O pimentão é um vegetal de sabor levemente picante, Rico em fibra, Vitamina C e Vitamina A, minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo. É também um excelente antioxidante natural e um bom protetor das células. Pobre em calorias, é por isso indicado para dietas de emagrecimento. A ingestão regular do pimentão ajuda a eliminar vermes intestinais e protege a mucosa gástrica. o pimentão é da família das solanáceas de vegetais que inclui pimenta, Berinjela, tomates e batatas. Para benefícios nutricionais máximo, pimentão devem ser comidos crus como cozinhar, especialmente em altas temperaturas, destrói muitos de seus compostos nutricionais. 




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